www.juracireboucas.org: Rosemberg Pinto chega à Assembleia Legislativa comprometido a alavancar o desenvolvimento regional e melhorar o ensino público.

Casa Sousa

Casa Sousa

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Rosemberg Pinto chega à Assembleia Legislativa comprometido a alavancar o desenvolvimento regional e melhorar o ensino público.

Deputado Rosemberg Pinto
O deputado

Rosemberg Pinto chega à Assembleia Legislativa comprometido a alavancar o desenvolvimento regional e melhorar o ensino público.
Nascido e criado em Itororó (BA) aprendeu desde cedo o valor do trabalho sem abdicar dos estudos. Em 1971, já em Salvador, concluiu o ensino médio, no Colégio Central da Bahia, centro de referência política da década de 1970. Nessa época, iniciou sua participação na vida política, liderando movimentos estudantis. Foi trabalhar em Brasília, e retornou dois anos depois a Salvador e à militância, atividade que nunca mais deixaria.
Em 1979 participou ativamente do Congresso que restaurou a União Nacional dos Estudantes (UNE). No movimento estudantil conheceu lideranças políticas como os senadores Walter Pinheiro e Lídice da Mata. Neste mesmo ano, aprovado em concurso, iniciou sua carreira na empresa Nitrofértil (incorporada depois à
Petrobras). Foi a ponte para o movimento sindical, onde conheceu o governador da Bahia, Jaques Wagner, com quem mantém uma sólida amizade há mais de 30 anos.

Participou ativamente da valorização do Sindicato dos Petroleiros e dos Químicos/ Petroquímicos da Bahia; foi dirigente nacional da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e um dos articuladores, em 1995, do movimento contra a privatização da Petrobras, tramada pelo governo tucano de FHC.
Formado em Sociologia, pela UFBA, Rosemberg especializou-se em Ciência Política. Integrante da Comissão de Ética do Partido dos Trabalhadores, na Bahia, tornou-se presidente do PT, em São Francisco do Conde, e teve participação ativa na coordenação da campanha que levou à vitória de Wagner e à reeleição de Lula, em 2006.
Na gerência Nordeste de Comunicação da Petrobras, a partir de 2003, iniciou o processo da interiorização promocional da empresa, sendo um dos responsáveis pela democratização dos investimentos em ações sociais, de cultura e de meio ambiente, priorizando o resgate das manifestações culturais vinculadas a identidade popular. Ajudou na implantação do programa Mova Brasil, que tem o apoio da Petrobras e está ajudando a alfabetizar adultos em todo o País. Teve atuação marcante na luta pela manutenção das atividades da Petrobras nos campos terrestres na Bahia e no Nordeste. Por último coordenava o Grupo de Mobilização para a nova legislação de extração de petróleo no Brasil, a partir das descobertas na camada do Pré Sal. Rosemberg Pinto participou dos debates em torno do novo marco regulatório da empresa e um dos objetivos foi destinar parte dos lucros na criação de um Fundo Social para investimentos no Combate à Pobreza.
Deputado estadual, eleito pelo PT com 83.179 votos, a 9ª maior, 3ª colocação no partido, Rosemberg Pinto pretende atuar em defesa da qualidade na educação pública, que considera ponto fundamental para o desenvolvimento da sociedade. Outro ponto ressaltado por Rosemberg Pinto é o estímulo a agricultura familiar, que, para ele, tem o papel de manter o trabalhador no campo, evitando, assim o deslocamento para as grandes cidades e a formação de bolsões de pobreza, como ocorreu em diversas cidades brasileiras.
Um dos deputados estaduais mais atuantes da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), atualmente é o líder do Partido dos Trabalhadores na ALBA e membro titular das Comissões de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviços Públicos; Especial do Porto Sul; Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação; Especial Copa 2014, além de suplente da Comissões Extraordinária para Discussão e Análise da Reforma Política e da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo
www.juracirebouca.or

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, não refletindo a opinião da equipe deste blog. Todos os comentários serão moderados pela direção deste blog, sendo que os mesmos deverão ser identificados para serem aceitos, seja qual for o seu teor.